POSTADO EM 15 ago 2018 · Notícias

INAUGURAÇÃO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – NAMEI

Mais uma grande conquista para a educação foi inaugurada no dia 13 de agosto: prefeito e secretária de Educação implantam o NAMEI em Aporé.
Participaram da solenidade autoridades, colaboradores e munícipes.
Em busca de igualdade, inclusão, atenção e bem-estar, a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Adriana Sirotto, com o irrestrito apoio do prefeito municipal Dr. Renato Sirotto, por meio da Prefeitura Municipal de Aporé, implantou no município de Aporé, o Núcleo de Atendimento Multidisciplinar da Educação Inclusiva (NAMEI).
O novo espaço atenderá os estudantes da rede municipal de Educação.
INICIATIVA
A fundamental iniciativa é uma das metas previstas no Plano Municipal de Educação (PME), que está sendo cumprida pela Secretaria Municipal de Educação. Tem como intuito melhorar as atividades desenvolvidas na educação especial para crianças que apresentam algum tipo de dificuldade na aprendizagem.
O Núcleo proporcionará atendimento eficiente, qualificado e humanizado.
OBJETIVO
O seu principal objetivo será identificar e acompanhar o desenvolvimento dos alunos da rede municipal de ensino e, assim, auxiliá-los, por meio de atendimento multidisciplinar, para que as crianças possam ter assegurado o seu direito de aprender na perspectiva da educação inclusiva. O foco de atendimento serão os estudantes do sistema regular de ensino que apresentam Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem e/ou Deficiência(s).
Segundo a secretária, a inauguração do NAMEI é um grande sonho. “Esta inauguração é a realização de um sonho que irá beneficiar quem mais precisa de atenção. Estou muito orgulhosa e agradeço a todos que estiveram, desde sempre, ao nosso lado para que esse projeto fosse concretizado”, disse Adriana Sirotto.
LOCALIZAÇÃO
Sua sede está localizada na antiga extensão da Escola Municipal Iraí Ferreira de Souza, em frente ao posto de combustíveis.
CONSULTAS
As consultas serão gratuitas e de acordo com o encaminhamento feito para a avaliação da equipe Multidisciplinar que, após análise, o aluno receberá o acolhimento necessário para a melhoria de seu aprendizado.
De acordo com o prefeito municipal, essa concretização ficará marcada na história do município. “Esta fundamental inauguração ficará na lembrança de todos nós, munícipes, pois trata-se de uma grande conquista para a educação. Obrigado a todos que compareceram”, concluiu o prefeito.
PROFISSIONAIS
O NAMEI, que é vinculado pedagogicamente à Secretaria Municipal de Educação, Cultura Desporto e Lazer, terá escala de consulta e obedecerá à demanda de atendimento. Contará com quadro próprio de lotação e terá profissionais qualificados nas seguintes especializações: equipe Administrativa (sendo 1 auxiliar administrativo, 1 auxiliar de serviços gerais e 1 coordenador); equipe Técnica (constituída por 1 professor pedagogo(a) com pós-graduação em Psicopedagogia na área clínica e/ou institucional e experiência na área, e 1 professor pedagogo(a) com habilitação específica em Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva) e Atendimento Educacional Especializado (AEE) (constituído por 1 profissional de psicologia, 1 profissional de fonoaudiologia, 1 assistente social e 1 educador físico).
ENCAMINHAMENTO
Não haverá inscrição. Todo encaminhamento será feito pela escola onde a criança encontra-se matriculada.
SERVIÇO NAMEI
Compatível com o de funcionamento das unidades escolares da rede municipal de ensino, de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 11h30 e das 12h30 às 17h00.
Para mais informações e/ou dúvidas: (64) 3644-1181.
AGRADECIMENTOS
Geraldo Celso Sebastião Montemor; Paulo Gondim; Wansley Ferreira de Freitas; José Lourenço Marin; Wender Nunes; José Alexandre Batista; Carlos Zafalo; Luíz Lorruso; José Alves Vital; Genivaldo Martins e Sérgio Pereira Dias.