POSTADO EM 02 fev 2018 · Notícias

Mais uma grande conquista para a educação: prefeito e secretária de Educação implantam o NAMEI em Aporé

Em busca de igualdade, inclusão, atenção e bem-estar, a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Adriana Sirotto, com o irrestrito apoio do prefeito municipal Dr. Renato Sirotto, por meio da Prefeitura Municipal de Aporé, implantará, a partir do dia 5 de fevereiro, o Núcleo de Atendimento Multidisciplinar da Educação Inclusiva (NAMEI), no município de Aporé, para atender estudantes da rede municipal de Educação.
A fundamental iniciativa é uma das estratégias previstas no Plano Municipal de Educação (PME), que tem o intuito de melhorar as atividades desenvolvidas na Educação Especial para crianças que apresentam algum tipo de dificuldade na aprendizagem.
O Núcleo proporcionará atendimento eficiente, qualificado e humanizado.
O seu principal objetivo será identificar e acompanhar o desenvolvimento dos alunos da rede municipal de ensino e, assim, auxiliá-los, por meio de atendimento multidisciplinar, para que as crianças possam ter assegurado o seu direito de aprender na perspectiva da educação inclusiva. O foco de atendimento serão os estudantes do sistema regular de ensino que apresentam Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem e/ou Deficiência(s).
O espaço funcionará a partir do dia 5 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer. A inauguração oficial está prevista para o mês de março ou abril, com sua sede na extensão da Escola Municipal Iraí Ferreira de Souza.
As consultas serão gratuitas e de acordo com o encaminhamento feito para a avaliação da equipe Multidisciplinar que, após análise, o aluno receberá o acolhimento necessário para a melhoria de seu aprendizado.
O NAMEI, que é vinculado pedagogicamente à Secretaria Municipal de Educação, Cultura Desporto e Lazer, terá escala de consulta e obedecerá à demanda de atendimento. Contará com quadro próprio de lotação e terá profissionais qualificados nas seguintes especializações: equipe Administrativa (sendo 1 auxiliar administrativo, 1 auxiliar de serviços gerais e 1 coordenador); equipe Técnica (constituída por 1 professor pedagogo(a) com pós-graduação em Psicopedagogia na área clínica e/ou institucional e experiência na área, e 1 professor pedagogo(a) com habilitação específica em Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva) e Atendimento Educacional Especializado (AEE) (constituído por 1 profissional de psicologia, 1 profissional de fonoaudiologia, 1 assistente social e 1 educador físico).
Não haverá inscrição. Todo encaminhamento será feito pela escola onde a criança encontra-se matriculada.
SERVIÇO NAMEI
Local: até o mês de março/abril: Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.
Horário de funcionamento: compatível com o de funcionamento das unidades escolares da rede municipal de ensino, de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 11h30 e das 12h30 às 17h00.
Para mais informações e/ou dúvidas: (64) 3644-1181.